quarta-feira, 5 de junho de 2013

Doce de Kiwi

Sai um doce de Kiwi!!!
"Contra tudo e contra todos" (cá em casa), experimentei fazer um doce de... kiwi. Como os meus pais tinham imensos kiwis e alguns estavam a ficar demasiado maduros segui a receita da "compota rápida de morangos" e substituí os morangos pelos kiwis... E não é que ficou boa!!!


Aqui fica a receita...

Ingredientes:
500g de kiwi
250g de açúcar com pectina (este açúcar, próprio para doces e compotas, tem um componente, a pectina, que existe na parede das células dos vegetais, cuja finalidade é aumentar a consistência)
1/2 limão descascado (sem parte branca nem caroços)

Preparação:
No  juntar todos os ingredientes e programar 10 seg /vel 5;
Programar 15 min /varoma /vel 1 e substituir o copo de medida pelo cesto (este passo permite uma maior/ mais rápida evaporação).
No final do tempo, verificar se a compota apresenta a consistência desejada e, se necessário, programar mais 5 min /varoma /vel 1 (normalmente, não é necessário, mas depende do gosto de cada um!!!).
Quando o doce estiver pronto, colocar nos frascos esterilizados, tapar enquanto quentes (para diminuir a proliferação bacteriana) e colocar os frascos ao contrário (o que cria um "vácuo natural" que ajuda a conservar o doce).



Nota: O facto de se reduzir a quantidade de açúcar, diminui também o tempo de conservação da compota, uma vez que é o açúcar o responsável pela conservação. Daí que esta deva ser guardada no frigorífico. Se quiserem uma receita de compota que aguente mais tempo, terão de aumentar bastante a quantidade de açúcar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!!! :)